Varejo

Tendências de Varejo para 2017: o ano da evolução

Por abril 27, 2017 Sem comentários

2017 promete desafios e transformações em todo o setor de varejista. Porém, quando os desafios são encontrados e confrontados com os avanços tecnológicos ou novas abordagens para os consumidores, a maneira mais eficiente para os varejistas enfrentarem as tendências para 2017 é com uma avaliação profunda em sua empresa. Isso envolve a consolidação de seus sistemas centrais e o início de uma abordagem de novos processos.

Com uma abordagem de um sistema único, o planejamento dos recursos da empresa (ERP), o gerenciamento do relacionamento com os clientes (CRM) e sistemas de gerenciamento de pedidos e estoques são encontrados em uma única plataforma, como é o caso do Prime ERP, da Satus.

Desta forma, os varejistas podem obter uma única fonte de informações sobre seus clientes, pedidos, estoque em tempo real e disponibilizar estes dados para todos os sistemas de front-end e sistemas de atendimento ao cliente existentes e futuros.

Somente com uma compreensão profunda e clara do que os sistemas existentes em suas empresas são capazes de fazer e onde eles precisar ir, é que os varejistas podem começar a abordar as tendências importantes para 2017.

Conheça agora as tendências de varejo para 2017

Lojas físicas x omnichannel

Já se foram os dias em que as lojas de tijolo e argamassa puderam operar como “uma ilha” separada dos outros canais de vendas e serviços que um varejista pode usufruir.  Atender a demanda atual em qualquer lugar, obter as expectativas de venda em qualquer lugar, ter múltiplos canais de atendimento, as lojas precisam ser parte da cadeia de abastecimento.

O acesso a dados em tempo real, de clientes e de inventário também capacitará o consultor de vendas a ser capaz de vender e prestar serviços de melhor qualidade. Os varejistas em linha incorporam tijolo e argamassa em sua experiência empresarial.

Com a popularidade das compras on-line, muitos têm vindo a proclamar a morte de lojas físicas. Mas agora estamos vendo que varejistas online estão abraçando o uso de lojas de tijolo e argamassa, transformando-os para usar como showrooms, serviços e centros de experiência para os compradores.

Disponibilidade imediata

O consumidor de hoje espera uma experiência comercial em qualquer lugar. Frustrar um cliente é mostrar para ele a frase “Fora de estoque”. Ter prontamente e disponíveis itens no estoque que podem ser enviados para um cliente é uma vantagem competitiva muito importante no varejo.

Criar um “corredor sem fim” torna possível garantir que o seu estoque esteja sempre repleto de itens disponíveis para os seus clientes – e você nunca irá perder outra venda.

Dados profundos e relevantes

É tudo análise de dados. Se por algum motivo o cliente abandonou itens em um carrinho de compras online, visualizou uma página de produto no seu site ou no seu revendedor, se ele comprou em sua loja online ou comprou na loja física, ligou para a central de relacionamento, solicitou o suporte online… Tudo isso é informação que deve ser usada para envolver os consumidores, ajudar a fidelizar clientes e crescer a sua empresa.

Alternativas de compra

Os varejistas estão procurando usar serviços de assinatura, cartão fidelidade, como uma nova estratégia para atrair consumidores e fazer com que eles consumam seus produtos. Modelos de assinatura oferecem um fluxo de caixa previsível de negócios sem depender do cliente retornar à sua loja ou site.

Há muitas tendências que irão influenciar o setor de varejo nos próximos 12 meses, mas sem uma base sólida, os varejistas estarão em desvantagem competitiva.

Investir na tecnologia certa em 2017 o colocará em uma posição para oferecer experiências de compra atraentes e consistentes para seus clientes.

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