Gestão

Saiba como fazer a empresa crescer e prosperar

Por abril 30, 2017 outubro 21st, 2019 Sem comentários
Saiba como fazer a empresa crescer e prosperar

Fazer a empresa crescer, prosperar e consequentemente alcançar uma tranquilidade financeira é o sonho de qualquer pessoa.

E nas empresas, não é diferente, neste caso além de paciência um gestor deve ter alguns cuidados e também criar algumas estratégias para que seu negócio se torne mais rentável e traga resultados financeiros positivos mais rápidos.

Normalmente empresários pensam grande, mas apenas pensar às vezes não basta, têm que saber por em prática suas ideias, ser um verdadeiro empreendedor.

Sem planos, uma empresa está destinada a não chegar a lugar nenhum.

Mas, como fazer minha empresa crescer?

Pra se ganhar dinheiro não há fórmulas, um bom crescimento se faz a partir de objetivos a serem alcançados e algumas boas sugestões podem ser listadas para que o negócio flua.

O planejamento estratégico é a ferramenta que auxilia os gestores e suas respectivas lideranças a responder a essa pergunta.

São através desse planejamento que se define os objetivos da empresa, metas, desafios e a estratégia mais adequada, a empresa deve adotá-lo visando alcançar aumento no lucro e nos demais resultados desejados, em curto, médio e longos prazos.

Buscar lições de práticas aplicadas por outras empresas e aprender com suas histórias de crescimento, estudando cases e observando a sua concorrência é uma dessas boas sugestões.

Mas não se esqueça, para dar certo no seu empreendimento é preciso adaptá-las a sua realidade, caso contrário poderá ser um dos motivos da sua ruína, pois cada caso é um caso.

Procure o equilíbrio financeiro da sua empresa, estabeleça quais são suas despesas e receitas e a partir disto faça os ajustes necessários, definindo objetivos estratégicos e um cronograma de pagamentos e recebimentos.

Utilize-se de ferramentas gerenciais como um fluxo de caixa e faça previsões.

É muito importante também saber separar os recursos financeiros da empresa com os dos proprietários e sócios. Não misture e estabeleça limites para retiradas, a empresa não pode funcionar como banco de crédito ilimitado para seus donos.

Fique atento às oportunidades, descubra nichos, segmentos e produtos pouco explorados no seu mercado. Inove e antecipe as tendências, pesquise o que se têm grande chance de se consolidar brevemente.

Prepare a estrutura do seu negócio visando chegar primeiro, afinal uma empresa inovadora é a empresa gerida com sabedoria e não com força.

Preocupe-se com o seu concorrente

Saiba quem são eles e entenda o nível de interferência nas suas vendas, conhecer o seu funcionamento pode lhe ajudar nas tomadas de decisões.

 

Deixar um comentário