Sistema ERP

5 sinais que sua empresa precisa de um ERP

Por maio 5, 2017 outubro 21st, 2019 Sem comentários
5 sinais que sua empresa precisa de um ERP
  • Está levando mais  e mais tempo para conciliar finanças no final do mês?

  • Suas previsões de vendas são baseadas mais em adivinhação do que números sólidos?

  • Sua empresa está tendo problemas para manter-se com seu volume de pedidos e a satisfação do cliente está vacilando no resultado?

  • Você não tem idéia de quanto estoque você tem em seu armazém, e é uma dor para descobrir?

Se isso tudo soa como o seu negócio – ou próximo a ele – então pode ser hora de considerar um sistema ERP .

Como cada empresa é única, não há um único indicador que diga: “Você precisa de ERP agora!” No entanto, as empresas que se beneficiariam mais com o software ERP muitas vezes enfrentam problemas semelhantes e frustrações.

Seu negócio enfrenta alguns desses mesmos problemas? Leia mais para descobrir:

Os cinco principais sinais de que sua empresa precisa de um ERP

Você tem muito software diferente para diferentes processos

Gaste alguns minutos pensando em como os funcionários de sua empresa registram, acompanham e processam informações.

A equipe de contabilidade usa um sistema para recebíveis e contas a pagar, e as vendas usam outra para entrar em pedidos de clientes? O processo de tomar essas ordens e conciliar com a contabilidade gasta muito tempo em processos manuais? Os funcionários do seu estoque usam uma solução completamente diferente para acompanhar o transporte e o recebimento?

Quando vários sistemas frontais e back-end são executados separadamente, ele pode causar estragos nos processos que se destinam a garantir que sua empresa esteja funcionando corretamente. Sem dados precisos de vendas, o gerenciamento de estoque pode sofrer, enquanto não ter as informações mais recentes da contabilidade pode desencadear um efeito de ondulação em tudo, desde orçamentos de marketing à folhas de pagamento.

O software ERP integra esses sistemas de modo que cada função de negócios depende de um único banco de dados. Com uma fonte de informação que contém dados precisos e em tempo real, uma solução ERP quebra as informações largadas, ajuda a equipe a tomar melhores decisões mais rapidamente e libera seu tempo para trabalhar em exercícios de maior valor como ajudar o negócio a crescer ainda mais rápido.

Você não tem acesso fácil à informação sobre seu negócio

Se alguém lhe perguntou qual é sua margem média de vendas, quanto tempo levaria para descobrir? E quanto a outras métricas de desempenho chave, como encomendas por dia ou vendas até à data? Para empresas que dependem de sistemas e planilhas que precisam ser constantemente atualizadas e reconciliadas manualmente, pode ser uma longa espera.

O ritmo do negócio é mais rápido do que nunca, o que significa que os funcionários de toda a empresa precisam de acesso imediato aos dados-chave. Com uma solução de ERP, os executivos podem obter uma visão holística das operações de negócios a qualquer momento, enquanto outros funcionários podem obter as informações de que precisam para fazer seus trabalhos de forma mais eficaz.

Por exemplo, os representantes de vendas devem ser capazes de visualizar o histórico de transações de um cliente completo e melhorar proativamente as taxas de renovação ao mesmo tempo em que aumentam as oportunidades de venda cruzada e de UpSell.

Contabilidade leva mais tempo e é mais difícil

Muitas vezes, os primeiros sinais notáveis de que sua empresa precisa de software ERP virá de seu departamento de contabilidade. Se seus empregados dependem de faturas e ordens de vendas baseadas em papel – e passam horas a cada semana inserindo-os manualmente em diferentes sistemas de contabilidade e vendas – você precisa considerar quanto tempo está sendo desperdiçado em tarefas que o software ERP pode manipular em um instante.

O mesmo vale para o relatório financeiro – se demorar anos para consolidar ou reconciliar informações financeiras entre sistemas e através de inúmeras planilhas, uma solução ERP pode ter um impacto significativo. Com todas as finanças em um único banco de dados, a equipe de contabilidade não terá de gastar horas em lançamentos cruzados de informações, redigindo números ou reconciliando dados manualmente.

Seu pessoal de contabilidade será mais produtivo, libertando-os para entregar relatórios críticos sem atrasos e frustração.

As vendas e a experiência do cliente estão sendo um fracasso

A medida que as empresas crescem, um dos seus maiores desafios é muitas vezes a gestão de estoque. Garantir que a quantidade certa de produtos está no local certo no momento certo é uma parte vital das operações comerciais.

Quando as vendas, o estoque e os dados do cliente são mantidos separadamente, pode criar sérios problemas em toda a empresa. Se você ficar sem um produto popular, as vendas serão prejudicadas até o próximo envio chegar.

Enquanto isso, se um cliente chama para perguntar sobre uma ordem e os funcionários não podem rastreá-lo para ver se ele foi enviado – ou se é mesmo em estoque – a sua empresa vai começar a desenvolver uma má reputação de confiabilidade e serviço.

Com um sistema ERP, por outro lado, o pessoal em cada departamento terá acesso à mesma informação, até ao minuto. Os representantes voltados para o cliente devem ser capazes de responder às perguntas dos clientes sobre o status do pedido e envio, status do pagamento, problemas de serviço, etc., sem ter que desligar o telefone e verificar com outro departamento. Melhor ainda, os clientes devem ser capazes de simplesmente ir online para sua conta e ver informações de status. Entrementes, o gerente do estoque pode ver que o estoque está começando a baixar e pode reordenar.

Sua TI é muito complexa e está consumindo muito tempo

Uma das maiores desvantagens de ter vários sistemas em toda a sua empresa é que a gestão de TI pode se tornar um pesadelo. Personalizar esses sistemas, integrá-los e mantê-los com patches e atualizações pode ser complexo, caro e muito tempo com recursos críticos.

Se os patches de atualizações do seu sistema empresarial é feito no local, as atualizações do sistema podem ter mais problemas do que ele vale a pena. Não só estas atualizações são caras e demoradas, mas também podem desfazer personalizações implementadas pela equipe de TI. Dado que, não é nenhuma surpresa que dois terços das empresas de médio porte estão executando versões desatualizadas de seu software de negócios.

Ao invés de adicionar mais software – e complexidade – a um sistema já ineficaz, a tecnologia ERP pode dar-lhe a agilidade para responder às necessidades de negócios em constante mudança. É por isso que a solução de um software ERP é fundamental. Com a SATUS, as atualizações do sistema não são mais um problema e novas funções são fáceis de adicionar à medida que sua empresa cresce e muda.

Deixar um comentário