Sistema ERP

Erros comuns que varejistas estão fazendo ao escolher um software

Por maio 4, 2017 outubro 21st, 2019 Sem comentários
Erros comuns que varejistas estão fazendo ao escolher um software

Um dos primeiros grandes empresários do mundo foi Benjamin Franklin, que aconselhou não temer erros. Mas para os varejistas brasileiros que selecionam suas soluções de software ERP, um curso prudente seria evitar os erros comuns, ou eles podem encontrar problemas maiores entrando sem bater na porta.

Os varejistas decidem substituir seus sistemas ERPs por uma variedade de razões, mas geralmente se resumem a esta: o sistema atual suporta e possibilita estratégias de negócios que tornarão a empresa bem-sucedida? Efetuam conciliação de cartões? Ou o sistema o retém?

Uma vez que uma decisão é feita para mover para um sistema mais novo, melhor, vale a pena imaginar como a empresa vai olhar para o futuro. Quais os novos desenvolvimentos que reformularão a empresa? Como um novo software vai responder a essas mudanças? Para isso, que tecnologias terão de ser adotadas e como elas irão ajudar? Esta visão irá informar a escolha dos critérios de seleção para o sistema de substituição.

No entanto, mesmo quando uma visão é bem pesquisada e fundada, ela pode ser comprometida quando a equipe envolvida comete alguns erros comuns.

Como escolher software para varejo? Saiba como evitando estes erros:

Não envolver o diretor da organização no processo de tomada de decisão

Muitas vezes, os varejistas excluem seu proprietário, presidente ou CEO do processo de tomada de decisão de software. Naturalmente, às vezes o líder empresarial acha que a questão é melhor deixar para especialistas em tecnologia. No entanto, o executivo de topo deve sempre liderar a busca de novos softwares, estabelecendo uma visão para o projeto.

Naturalmente, a TI será fortemente envolvida; Sua expertise é necessária. Mas sua capacidade de pesar adequadamente as soluções e fornecedores depende deles claramente entendendo a visão da empresa.

Idealmente, a equipe selecionando sua nova solução de software deve incluir um executivo de alto nível com previsão, gerentes de linha de cada disciplina para confirmar a funcionalidade adequada e equipe de TI para garantir que você tenha a melhor infraestrutura de tecnologia para o presente e futuro.

Ignorando a fase de planejamento porque “leva muito tempo”

O tempo que você investir no planejamento de seu processo de seleção de fornecedores será facilmente pago antes que o processo seja concluído. Não documentar seus objetivos e prazos certamente resultará em atraso – ou possivelmente descarrilamento – do projeto. O primeiro passo mais importante é definir o seu evento convincente.

Esta é sua resposta definitiva à pergunta “por que agora?” Os varejistas têm muitas razões para considerar suplantar seu sistema existente: seja substituindo tecnologia desatualizada que cause dores demais para seu pessoal, melhorando sua capacidade de atender seus clientes ou aproveitando a funcionalidade que pode agilizar processos e melhorar drasticamente a lucratividade.

Eventos convincentes são muitas vezes vinculados a um processo de um parceiro chave de negócios ou uma mudança organizacional, como uma fusão ou aquisição.

Considerando um fornecedor de tecnologia que não entende sua indústria

Em um mundo de varejo cada vez mais competitivo, você não será capaz de fornecer a qualidade de serviço que seus clientes exigem – ou a tomada de decisões oportuna que você precisará em toda a empresa – com um PDV genérico ou um pacote de software de contabilidade. Você precisa de um provedor de soluções que entenda as nuances do seu negócio e uma solução com a funcionalidade capaz de atender às suas necessidades exclusivas como varejista. Faça as seguintes perguntas aos possíveis provedores:

1. Quantos de seus clientes são varejistas? Qual é o número exato?

2. Há quanto tempo a empresa atende os varejistas?

3. Quem são as pessoas que irão implementar o sistema de software? Eles compreendem a indústria?

4. A empresa é membro de associações e de grupos de compras / marketing em seu foco de varejo?

Supondo que você fará as coisas exatamente da mesma forma que as faz agora. Não há melhor momento para reavaliar seus processos de negócios do que quando você está prestes a selecionar e implementar um novo sistema de negócios.

Muitos varejistas não conseguem reconhecer o verdadeiro valor do software que avaliam porque ficam presos a uma determinada resposta: “porque é assim que sempre fizemos“. A solução de software que você escolher terá que se adaptar ao seu negócio, mas isso não significa que ele tem que olhar ou se comportar de uma maneira particular.

Tenha em mente que os recursos tecnológicos e as melhores práticas do setor que diferem do seu conjunto atual podem ajudá-lo a fazer as coisas de forma mais lucrativa e, em alguns casos, de forma que não será imediatamente óbvia.

Selecionando um fornecedor que não tem uma visão de produto de longo prazo.

Para entender o que os próximos 10 anos vão trazer para a sua indústria e que impacto terá, olhe para os últimos 10 anos, em seguida, o dobro da taxa de mudança. Certifique-se de que a solução de software que sua empresa escolhe é capaz de crescer com sua organização e se adaptar a todas as mudanças. Faça estas perguntas:

1. Como é o modelo de tecnologia aplicado na sua empresa?

2. Qual é a sua visão para a mobilidade empresarial?

3. Como o software é para as necessidades específicas de seus usuários?

Para uma visão mais detalhada de como a experiência de varejo da SATUS e soluções de software específicas de varejo que a SATUS desenvolve podem ajudá-lo a realizar com êxito a nova visão da sua empresa, para isso você pode ir até aqui .

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