Devido às baixas margens em muitos itens das prateleiras, donos de supermercados precisam gerar um volume elevado de vendas para fazer um lucro suficiente. Então o que é preciso fazer para aumentar as vendas no supermercado? Separamos algumas dicas que poderão te ajudar neste desafio.
Obter clientes para o supermercado é um elemento de aumento das vendas, enquanto desencadear vendas por impulso é outra. Use uma variedade de promoções em toda a comunidade para aumentar as vendas e os lucros da sua rede de supermercados.
O primeiro passo para aumentar as vendas no supermercado é fazer com que os consumidores entrem. Grandes redes usam inserções em jornais regulares e semanais que mostram promoções especiais.
Se você não pode pagar uma inserção de várias páginas a cada semana, use anúncios de exibição colocados em seções de um jornal que atendem ao seu cliente, como a seção de culinária. Pergunte aos seus fornecedores sobre programas de co-op que eles oferecem.
Muitas indústrias e marcas podem reembolsar por uma parte dos anúncios que você executa que contêm seus nomes e logotipos. Imprima cupons em itens de alta venda para obter o maior retorno do seu investimento.
Considere doar frutas e bebidas esportivas para eventos esportivos locais, para posicionar seu supermercado como um lugar que os guerreiros de fim de semana podem parar antes de uma partida de tênis, jogo de futebol ou passeio de bicicleta.
7 dicas para aumentar as vendas no supermercado
Cartazes
Coloque cartazes nas prateleiras nos corredores para que os consumidores percebam determinados alimentos que talvez não tenham vindo a comprar. Coloque alguns cartazes na frente do supermercado perto dos carrinhos de compras, para incentivar os clientes a procurar determinados itens.
Alterar locais de itens
Cada mês ou trimestre, alterar a localização dos itens populares, para os compradores que estão motivados para comprá-los terão que procurá-los. Isso é para fazê-los passar por mais itens e notar outros produtos, estimulando impulso de compra.
Itens por nível
Coloque itens que apelam para as crianças na parte inferior, duas ou três fileiras de suas prateleiras, para que eles estejam perto do nível dos olhos das crianças. Isso gerará pedidos para comprar itens que os pais muitas vezes não conseguem resistir. Coloque itens de impulso, como goma ou doces ao nível dos olhos, perto do balcão de checkout para chamar a atenção dos adultos.
Use carrinhos maiores
Um carrinho com espaço maior envia uma mensagem subliminar a muitos compradores que não esgotaram seu orçamento e têm mais dinheiro a gastar.
Produtos por grupo
Use quiosques de fim de corredor ou seções de um corredor para agrupar produtos que criam uma receita ou refeição. Por exemplo, colocar cafés, biscoitos e xícaras exclusivas juntos para incentivar os clientes a comprar todos os três. Coloque spaghetti, molho, croutons, queijo parmesão e pão italiano juntos para colocar a idéia de uma refeição conveniente na cabeça dos compradores.
Insira a ideia de uma compra complementar criando combinações de produtos, isso funciona muito bem.
Use líderes de perda
Líderes de perda são produtos que os varejistas vendem a custo ou menos para trazer os clientes. Se o preço do leite está no topo, vendê-lo ao seu custo ou com uma ligeira perda para obter os clientes, eles irão preencher suas cestas com itens que vão mais do que compensar sua perda. Use grampos como leite, pão e ovos como líderes de perda em uma base regular e rotativa para posicionar seu supermercado como um supermercado que tem preços atraentes.
Oferecer amostras grátis
Se você está vendendo um produto novo que os consumidores não tentaram, ofereça amostras grátis usando monitores perto dos itens. Mostre um queijo novo com um biscoito popular, ou pedaços de seu pão caseiro com um toque gourmet.