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3 estratégias para melhorar a produtividade na empresa

Por julho 19, 2017 outubro 21st, 2019 Sem comentários
3 estratégias para melhorar a produtividade na empresa

Os avanços tecnológicos, as expectativas dos clientes e, especialmente, a globalização aumentaram a necessidade de novas estratégias para melhorar a produtividade na empresa.

Afinal, os empreendedores brasileiros precisam competir com empresas em países como China e Índia, onde os custos trabalhistas são uma fração do que são no Brasil.

Com base nisso separamos para você neste artigo:

Estratégias para melhorar a produtividade

Em um sentido formal, a produtividade refere-se a quão bem uma organização converte os insumos (como mão-de-obra, materiais, máquinas e capital) em bens e serviços ou produção.

Mas hoje não se limita mais a medir relações de entradas e saídas.

Basicamente, aumentar a produtividade significa apenas trabalhar mais inteligentemente.

Você pode procurar oportunidades para melhorar a eficiência em qualquer lugar de sua empresa.

Aqui estão algumas áreas importantes a serem consideradas.

Escolher o equipamento certo pode ajudá-lo a reduzir o risco de erros caros e melhorar a maneira como você faz negócios.

Antes de comprar qualquer equipamento, certifique-se de que está completamente familiarizado com as necessidades atuais e futuras do seu negócio. Pergunte a si mesmo:

  • O equipamento atual está lhe dando bons resultados?
  • Você precisa substituir vários equipamentos por máquinas mais eficientes?
  • O equipamento que será substituído pode ser utilizado em outro local da sua empresa?
  • A aquisição será um investimento de longo prazo?
  • Seria melhor alugar equipamentos?
  • Você vai usar todos os recursos, ou eles são simplesmente gadgets?
  • Você considerou os custos de treinamento de funcionários em novos equipamentos?

1. Use a tecnologia para melhorar suas operações

As tecnologias de sistemas de gestão permitem que você melhore dramaticamente a forma como você gerencia sua empresa.

Você é um bom alvo se estiver buscando mais vendas no seu mercado ou buscar agressivamente uma redução de custos ou maior eficiência, ou ainda evitar problemas de atendimento ao cliente.

As ferramentas de gerenciamento  variam de planilhas a soluções incríveis de software disponíveis no mercado e também aplicações específicas de cada negócio.

Também ajuda a manter-se a par dos desenvolvimentos tecnológicos e garantir que sua empresa está aproveitando as últimas inovações para melhorar a produtividade.

Você pode usar a web, acessando blogs como este que você está lendo ou ir a feiras para ficar atualizado com as novas tecnologias.

Feiras são um grande recurso para trocar uma ideia fornecedores de software, muitas vezes, para tornar as suas informações disponíveis para os fornecedores melhorarem suas soluções.

Descobrir o que seus concorrentes estão fazendo pode restringir sua pesquisa em soluções que são específicas para a sua indústria.

Os serviços de consultoria e software da Satus podem ajudá-lo a estabelecer critérios de seleção e identificar qual o software adequado para sua empresa.

2. Revisar para melhorar a produtividade na empresa

Olhe seus processos do ponto de vista de um potencial investidor.

Tenha em mente o objetivo geral e a visão do negócio, e garantir que os processos atendam a essas metas e agregue valor.

Desenhe um mapa preciso de cada processo e fluxo de informações.

Ao fazer isso, você pode entender melhor as ligações entre vários elementos de sua produção, e você estará melhor equipado para identificar e eliminar o desperdício em toda a sua empresa.

3. Implementar uma abordagem de melhoria contínua

Melhorar a produtividade é uma atividade contínua.

Aqui estão algumas sugestões para a criação de um plano de melhoria contínua:

  • Comece por avaliar a concorrência e as melhores práticas em seu setor, também conhecido como benchmarking. Mas não copie planos de outras empresas – desenvolva um que funcione para a sua empresa.
  • Obtenha ajuda externa para avaliar as fraquezas e os pontos fortes do seu negócio. Isso lhe dá um ponto de vista objetivo a partir do qual você pode melhorar a produtividade e redesenhar processos.
  • Faça uma abordagem passo-a-passo em vez de abordar tudo de uma vez. Focar em algumas prioridades permitirá que você veja resultados mais rapidamente.
  • Atribuir equipes específicas a problemas específicos ou processos específicos.
  • Coloque um sistema de sugestão formal para os funcionários.
  • Procure realizações avanço. Pequenas melhorias podem se transformar em grandes aumentos de produtividade.
  • Medir seus resultados. Idealmente, isso deve ser feito de forma objetiva.

Terceirização pode ser uma forma econômica de concentrar seus esforços no que você faz melhor como um negócio e fazer ganhos de produtividade.

Mas se você optar por terceirizar a logística, contabilidade, folha de pagamento, relações públicas ou TI, é vital primeiro compreender o que impulsiona os custos e lucros em sua empresa.

Antes de começar, é importante avaliar a produção e os custos atuais, como localização, remessa e proximidade do cliente.

Você precisa saber exatamente quais funções principais aumentam as receitas e quais funções não-específicas aumentam suas despesas e afetam sua produtividade.

Muitos empresários não aproveitam as oportunidades de terceirização, porque eles temem que possam perder o controle de seus negócios ou estão preocupados com as despesas.

E embora estas possam ser preocupações válidas, terceirização funciona se você tomar as medidas certas.

A Satus pode fornecer orientação na determinação de sua melhor estratégia de terceirização ou contratação de um Software.

Alianças estratégicas permitem que você cresça sua organização sem necessariamente expandir seu tamanho e incorrer em mais custos.

Por exemplo, a aliança correta poderia melhorar seus processos de produção aumentando suas economias de escala e ampliando seu mercado de distribuição.

Uma aliança poderia ajudar sua empresa a negociar melhores negócios de suprimentos, compartilhar custos, como publicidade, ou tirar proveito de tecnologia onerosa.

Aumentar sua produtividade também pode significar entrar em novos mercados com novos produtos e serviços, estendendo seu alcance de mercado ou acelerando pesquisa e desenvolvimento compartilhando custos e recursos.

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