Gestão

Como evitar furos de caixa e aumentar seus lucros?

Por abril 27, 2017 outubro 21st, 2019 Sem comentários
Como evitar furos de caixa e aumentar seus lucros?

Para saber como evitar furos de caixa, são diversos controles que devem e tem que ser realizados diariamente, para que os resultados sejam positivos, tanto estratégica quanto financeiramente.A gestão de uma empresa é baseada em rotinas e isso inclui as entradas e saídas de um caixa.

A quebra ou furo de caixa não deve e nem pode ser encarado como uma normalidade do processo. Mas sabemos que manter as contas em dia em uma empresa é uma tarefa bastante difícil.

O erro tende a gerar prejuízos tornando-se uma despesa a mais na empresa e a falta de atenção pode prejudicar essa gestão.

Muitos empresários têm furos de caixa e não dão a importância devida.

Mas o que nem todos sabem é que com um controle adequado é possível avaliar de forma concreta as perdas financeiras do seu negócio evitando o aumento de despesas desnecessárias.

Mas onde queremos chegar?

Queremos incentivar e orientar quanto à importância do controle das despesas geradas pelos furos de caixa que podem sim ser evitadas, ou pelo menos diminuídas.

Muita gente não sabe que conhecer as despesas de sua empresa é fundamental para evitar que apareçam valores que não condizem com a realidade.

A eficácia desse processo garante informações valiosas para embasar as tomadas de decisões e pode impactar diretamente no lucro da empresa. Um “furinho” de caixa aqui, outro ali, pode fazer uma diferença significativa no final do mês, por isso o cuidado é pouco.

Erros e até mesmo desvios podem ser observados através desse controle, mas muito cuidado na hora de identificar esses furos, o colaborador só pode
ser responsabilizado desde que exista no contrato a previsão dessa responsabilidade anteriormente acordada. S

omente em casos de má fé, não é necessária a previsão no contrato de trabalho.

Muitos erros operacionais passam despercebidos no dia-dia. Erro de registro de produtos, erro do operador de caixa, produtos que ficam sem registrar, falta de aferição nas balanças, roubos, falhas, saídas incorretas são os principais erros identificados.

Uma prática usual para evitar estes problemas é a utilização de uma verba destinada a cobrir os riscos assumidos pelo empregado que lida com manuseio constante de valores, chamada de “quebra de caixa” e é neste momento que ações erradas tornam-se mais despesas para os empresários.

A recomendação para diminuir essas reincidências além da atenção é contratar profissionais comprometidos ao fazer os fechamentos de caixa, inclusive na conferência de lançamentos e os saldos dos registros de entradas e saídas.

O colaborador deve seguir totalmente os procedimentos da empresa de forma a evitar problemas no caixa e manter a boa imagem do estabelecimento.

Mas de nada adianta se colaborador não for auxiliado com uma ferramenta eficaz para esse controle.

A melhor recomendação neste caso é um software integrado de gestão (ERP) que controla essa movimentação, fazendo a automatização do processo, emitindo relatórios de todas as movimentações, onde através dele se consiga visualizar os resultados.

Por fim, são apenas algumas medidas fáceis para evitar o aumento das despesas nesse quesito, uma despesa que se pode evitar apenas com cuidado e controle.

 

Deixar um comentário